quinta-feira, 2 de julho de 2009

O senhor narigudo

Olá malta.

Hoje, vamos criar o Senhor Narigudo.

Começamos por pegar numa meia. Coloca-a como demonstra a imagem abaixo.





Em cima de uma outra folha de jornal, corta um círculo do enchimento de exaustores (pergunta aos teus pais onde podes comprar isso. É um material que parece esponja e se utiliza como filtro nos exaustores da cozinha. Não vale desmanchares o de lá de casa.) Cortas uns pedaços e um círculo.




Nesse círculo, vais meter os pedaços para fazeres uma bolinha. Se estás com dúvidas, olha para as fotos que se seguem.




Depois de teres uma bolinha, pega num fio e ata, conforme vês na fotografia que está ali em baixo.




Agora, vamos pegar na meia e meter o que sobra da meia, para dentro, tal como na foto. (Esta meia era muito grande para a minha mão, por isso é que tive de meter tanto tecido lá para dentro. Numa meia de tamanho mais pequeno, não terás tanto tecido desperdiçado.)




Nesse buraquinho vamos meter cola e de seguida, o nariz. Mais uma vez, segue a fotografia exemplificativa.





Para termos a certeza que o nariz não nos vai saltar do sítio, o melhor é pedires ajuda a um adulto e cozê-lo à meia. Mas atenção, não vale fazeres isto sozinho.



Depois de teres o nariz cosido, deixa a meia a secar enquanto vamos fazer o reforço da boca. Arranja um cartão forte. Para exemplificar, usarei uma caixa de cereais. Corta uma meia-lua (mais ou menos como está na foto) e depois decalca a outra.




A seguir, pega a meia e do avesso, vamos colar os cartões. Olha bem a foto que é para não errares. Assim que estejam as duas partes coladas, deixa-as secar. Só depois disso podes passar para o passo seguinte.




Se já aqui estás é porque a tua meia está sequinha. Ora bem, então, vira-a novamente do direito. Fica algo deste género:




Vamos tratar de a enfeitar. Vamos pegar num olho e meter cola por trás. Com cuidado, cola os olhinhos na tua meia.




Agora, vamos tratar do cabelinho dele. Pega em desperdícios de lã e corta-os mais ao menos com o mesmo tamanho.




Agora, pegas num fio e coloca-o em cima do jornal. De seguida, vais metendo os fios uns ao lado dos outros, como está na fotografia a seguir. Assim que achares que já chega de cabelos, atas bem. Pede ajuda se vires que sozinho não consegues. Cola este cabelinho na tua meia.




Depois de seguires todas as etapas, vais ficar com algo parecido com este meu narigudo.




Falta ainda um pequenino pormenor. A boca tem de ter uma cor, para não ser tão simples, o teu boneco.
Cola, dentro da boca, duas meias luas de cartolina (podes tirar o molde das cartolinas que usaste no avesso da boca). E está pronto o teu boneco.




Se quiseres, podes fazer-lhe um lenço e ata à volta da cabeça do boneco e assim ficas com uma velhinha nariguda.




Agora é só pegares nele, dares-lhe vida e divertires-te.


_______________________

Todas as fotografias e textos aqui presentes são de autoria e propriedade do Sótão da avó, não estando autorizado o seu uso ou cópia.

Sem comentários: