sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os Títeres do Sótão - Marotes

Ora, há diversos tipos de títeres e o marote é apenas mais um no meio de tantos.

Precisarás de uma bola de esferovite, uma vara (ou um pau daqueles do algodão doce), pano, uma braçadeira, um protector (daqueles que se usam nos pés das cadeiras), olhos de bonecos, uma rolha, tesoura, cola e mais um pano (para a roupa do boneco).

Fura a bola de esferovite com a vara (ou o pau do algodão doce), tira a vara e põe cola. A seguir à cola, coloca a vara e deixa secar.

Depois de seco, pega no pano (da cor que quiseres) e reveste a bola. Para prender o pano, usa a braçadeira e ata-a à volta do pano e da vara.
Vais ficar com algo deste género.



De seguida, cola os olhinhos. Pessoalmente tento usar um tecido onde o velcro agarre e assim posso mudar o sítio dos olhos (juntá-los, afastá-los, usar outro tamanho de olhos...).


Agora, tens de cortar a protecção (daquelas que se usam nos pés das cadeiras) ao meio, para fazer a boca. E aproveita e cola já a rolha (para fazeres o nariz). Se tens dúvidas, olha a foto que se segue. (Mais uma vez, prefiro usar velcro na parte de trás da rolha.)


Se quiseres, podes acrescentar umas tiras de lã para fazeres o cabelo do teu marote.


Agora, só falta a roupa do teu boneco. Pede ajuda a um adulto.
Cortem uma oval num cartão. Depois, estende pano (que no início eu disse que ia servir para roupa do boneco) e determinem o meio do pano. Agora, colem o cartão no meio do pano.
Quando secar, é só abrir um buraco para que a vara consiga passar. Mete a mão por baixo do pano e segura a vara.

Já está. Diverte-te com o teu marote.

_______________________
Todas as fotografias e textos aqui presentes são de autoria e propriedade do Sótão da avó, não estando autorizado o seu uso ou cópia.

Sem comentários: