quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os Títeres do Sótão - Bonecos de luva

Olá pequenos e graúdos. Hoje, venho ensinar-vos a fazer um boneco de luva (mais um fantoche).

Neste trabalho, vais precisar imenso da ajuda de um adulto. Já te explico quando e para quê. Pega numa cartolina e faz o desenho de um animal que gostes. Neste caso fiz um Tigre e é com este que vou exemplificar.

Tem atenção que o desenho tem de ter o tamanho da tua mão e do teu pulso (para que, quando o quiseres usar, ele te sirva e não fique apertado).

Pede ajuda a um adulto para fazeres o desenho do boneco.


Depois de teres a cartolina recortada, decalca o contorno do boneco em duas folhas de feltro da mesma cor (cor à tua escola).


Faz, numa outra folha de feltro, aquilo que será a barriguinha do teu boneco.
Para ser mais fácil, olha para a foto que se segue.


Agora, tens de fazer os pés, as unhas e as tiras pretas que os Tigres têm. Sem esquecer as mãos, claro. Mais uma vez, pede ajuda ao adulto. Olhem para a foto e façam os moldes.


Depois dos moldes feitos, o adulto tem de coser os moldes à parte que vocês decidiram que ia ser a frente do boneco. O ponto que usei foi o pesponto. É fácil e eficaz.


Mete um bocadinho de algodão por entre dos moldes, quando estiverem a cosê-los, para dar volume a essas partes do boneco.


Corta as orelhas. Atenção que elas têm de ser cosidas entre as duas partes do boneco. Na foto que se segue, eu cosi as orelhas à folha que é a frente do boneco, depois cosi as duas partes (e entre elas, o bocadinho da orelha que já estava cosido). Cose a boca do boneco e cola os olhos.


Agora, só falta coser as laterais. Não cosam o fundo porque, caso contrário, deixas de ter por onde “vestir” o boneco.


Et voilá. Hora de brincar com o teu novo boneco.

_______________________

Todas as fotografias e textos aqui presentes são de autoria e propriedade do Sótão da avó, não estando autorizado o seu uso ou cópia

Sem comentários: